Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Iniciar sessão

Inauguração dos Serviços Municipais de Lucapa, Província da Lunda Norte

16-04-2017

​O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, realizou no dia 07 de Abril do ano em curso a inauguração dos Serviços Municipais da Segurança Social de Lucapa, Lunda Norte. A infra-estrutura possui também os Serviços de Empreendedorismo e Emprego e uma agência do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

A cerimónia da inauguração contou com a presença do Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, Governador da Província da Lunda Norte, Ernesto Muangala, Secretário de Estado da Administração Pública, António Rodrigues Paulo e outras Entidades da Província.
 
Completam os serviços do INSS no Lucapa, o registo e controlo de pensionistas, segurados e contribuintes, assim como a atribuição de subsídios e outros benefícios previstos no âmbito da Protecção Social Obrigatória, dando maior dignidade aos trabalhadores daquela região.
 
No mesmo evento o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social organizou um seminário na Sala de Conferências da Administração do Lucapa, sob o lema “Modelo de Combinação dos Serviços Municipais”, o objectivo deste seminário visa a promover o acesso e proximidade dos cidadãos à Segurança Social em todo o território nacional e o empreendedorismo como factor de geração de emprego e renda.
 
Inaugurou-se também o CLESE, um Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego, desta vez na capital da província da Lunda Norte, Dundo.
 
A Lunda Norte passa assim a contar com uma unidade vocacionada para o desenvolvimento serviços dedicados ao empreendedor, incluindo cursos, seminários e workshops nas áreas de empreendedorismo, vendas e marketing, criação de negócios e gestão financeira, serviços de mediação entre novos empresários, mercado e instituições bancárias, apoio na elaboração de planos de negócios, entre outros.
 
Os CLESE reforçam o compromisso do Governo em apoiar empreendedores angolanos para que ganhem mais espaço no mercado nacional. O CLESE da Lunda Norte terá capacidade para formar entre 400 e 500 jovens por ano. A estrutura conta com um laboratório de informática e uma sala de aula regular, incubadora de negócios para projectos seleccionados e gabinetes para o pessoal técnico.