Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Iniciar sessão

Inauguração dos Serviços Municipais do Cuchi, Província do Kuando Kubango

04-08-2017
​No âmbito das medidas de políticas adoptadas em vários Programas do Executivo Angolano, sob liderança de Sua Excelência o Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, e no caso concreto a necessidade da consagração do direito à Segurança Social aos trabalhadores e suas famílias, aliados aos princípios da descentralização e participação, foram aprovados os Decretos Executivos do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social que estabelecem a criação dos Serviços Municipais da Segurança Social do Icolo e Bengo, Matala, Negage, Tômbwa, Waku Kungo, Dondo, Ganda, Cacuso, Cacuaco, Caála, Buco Zau, Cacolo, Talatona CLT, Luau, Ombadja, Lucapa, Andulo Cuchi, bem como a criação da Agência de Prestação de Serviços da Segurança Social na Zona Económica Especial.
 
Com a criação destes serviços, pretende-se que os mesmos apoiem as acções viradas para o desenvolvimento dos municípios, conferindo também uma maior eficácia na realização das actividades da Segurança Social, fundamentalmente nas vertentes de arrecadação das receitas e pagamento das prestações mesmos junto das comunidades. Os serviços ora criados aproximam-se cada vez mais dos cidadãos e das empresas, contribuindo para o desenvolvimento sócio-económico e cultural que as comunidades almejam, com esforço e empenho de todos.
 
Os Serviços Municipais da Segurança Social têm como principal estrutura de suporte uma área de Atendimento aos utentes, área de Fiscalização, Produção e Arrecadação. Como forma de apoiar os cidadãos que fazem parte da “força de trabalho activa” bem como contribuir para o aumento da taxa de bancarização, agrega-se à estrutura dos Serviços Municipais da Segurança Social, os Serviços de Empreendedorismo e Emprego e uma Agência do BPC (Banco de Poupança e Crédito).
 
A cerimónia da inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Pública, Dr. António Paulo, em representação a Sua Excelência Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dr. António Pitra Neto, Vice - Governador da Província do Kuando Kubango, Dr. Pedro Camelo e outras Entidades da Província.
 
No mesmo evento o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social organizou um seminário na Sala Multiuso da Administração Local do Cuchi, sob o lema “Modelo de Combinação dos Serviços Municipais”, o objectivo deste seminário visa a promover o acesso e proximidade dos cidadãos à Segurança Social em todo o território nacional e o empreendedorismo como factor de geração de emprego e renda.
 
SEGURANÇA SOCIAL, QUE NOS PROTEGE