O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), a Fundação Lwini (organismo voltado a actividade solidariedária) e a empresa de tecnologias de informação e telecomunicações SISTEC, foram os destaques da primeira edição do “Prémio do Empreendedor” 2011.
O INSS, que concorreu com o Guiché Único da Empresa e com o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), foi o vencedor da categoria “Empreendedor Público”, ao passo que o Fundo Lwini conquistou o “Prémio Empreendedorismo Social”, batendo na concorrência o Movimento Nacional Espontâneo (MNE) e a AJAPRZ.
Enquanto isso, a SISTEC notabilizou-se na classe “Inovação”, superando as empresas de telefonia móvel UNITEL e MOVICEL.
A par destas instituições, na noite de 15 de Dezembro foram distinguidas duas individualidades, nomeadamente Victor Almeida e Rui Mingas, com os troféus “Revelação” e de “Carreira”. O primeiro competiu com Victor Viana e Cavita Lemos, enquanto o segundo teve como opositores Armindo César e António Mosquito.
Aos cinco vencedores, entre empresas e entidades singulares, foram atribuídos diplomas de mérito e estatuetas de cristal. Esse mesmo gesto estendeu-se ao presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, galardoado com o “Prémio de Mérito”, numa deliberação do júri.
Durante a gala, que decorreu numa unidade hoteleira da capital, foram igualmente reconhecidas com menções honrosas algumas figuras e empresas voltadas à prestação de serviços públicos, entre estatais e privadas, num total de 50.
O evento, promovido pela Associação dos Empreendedores de Angola (AEA), contou ainda com momentos musicais, proporcionados pela Banda Maravilha.
A premiação dos melhores empreendedores de cada ano visa incentivar os actores da classe e dinamizar o espírito empreendedor a nível de Angola, de acordo com o presidente da referida associação, Jorge Baptista, para quem os vencedores foram bem eleitos.